terça-feira, 22 de outubro de 2013

Casa Cor Rio de Janeiro: a vida real em novas versões

A 23ª edição da mostra chega mais conectada à sustentabilidade e ao jeito de morar nas grandes cidades. Até 18 de novembro, na Barra.

Em 2013, a Casa Cor Rio de Janeiro apresenta mais do que tendências em cores e materiais - ela propõe novas maneiras criativas de viver, em propostas que contemplam todas as demandas do cotidiano moderno. Normalmente realizado em casarões antigos, o evento elegeu como sede a Península, o primeiro bairro ecologicamente planejado do Rio, na Barra da Tijuca. A região possui 780 mil m² de área verde, dois parques de 45 mil m² cada, cinco jardins temáticos, uma trilha ecológica e apenas 8% de área edificada.

Os 47 ambientes ocupam 10 mil m² de dois edifícios do condomínio FontVieille, divididos em apartamentos com plantas e metragens distintas, para famílias e indivíduos com diferentes necessidades, como na vida real. Também foi construída uma casa especialmente para o evento, com projeto de Duda Porto, erguida em menos de dois meses.

De olho nas tendências

Entre as tendências em destaque, há o uso ainda mais diversificado da tecnologia para gerenciar a casa (automação em cortinas, som, iluminação com iPads e smartphones). A preocupação com o meio ambiente fica mais presente na adoção de energias limpas e no verde que é bem-vindo nos espaços. A madeira continua em alta: está em todos os cantos da casa, inclusive nos tetos. Texturas cruas e naturais reforçam a sensação de aconchego. Vale reparar nas pedras ornamentais, mármores com aparência de madeira e nos papéis de parede que imitam concreto ou tijolos.

O estilo industrial também está em evidência, principalmente nos tons de cinza e concreto. Mas o azul é a grande revelação, apontado como a cor do ano de 2014 pela Pantone. As cozinhas também estão mais coloridas e convidativas.

Preste atenção, ainda, na utilização de formas geométricas, especialmente nas estantes sob medida. Frases e letras continuam como alternativas simples para decorar nichos, paredes e até tapetes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário