sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Arquitetos projetam casa acessível para cadeirantes

Montada em shopping, casa tem detalhes que melhoram a vida de pessoas com deficiência.

Quem passa pelo Shopping center Parque D. Pedro, em Campinas (SP), topa com uma casa inteira construída no espaço de uma das lojas. A fachada tem até janela e vaso de planta. Para entrar, o visitante recebe um convite inusitado: que tal sentar em uma cadeira de rodas e perceber a casa pela visão de quem não consegue andar?

Não é para ser difícil. O espaço foi construído para uma mulher cadeirante, seu esposo e um bebê. A dona de casa precisaria acessar os móveis e locomover-se com facilidade pelos dois quartos, sala, banheiro e cozinha.

Tornar a casa acessível exigiu pequenos cuidados. Por exemplo: portas e corredores têm mais de 95 cm de largura para a moradora com deficiência circular facilmente. Os móveis são arredondados, diminuindo a chance de esbarrões. O piso recebeu laminado de madeira antiderrapante para a cadeira não deslizar. Cozinha e banheiro foram revestidas com cimentício.

Essa atenção na hora de construir pode melhorar o dia-a-dia de muita gente. No Brasil, 13,3 mi de pessoas declararam ter deficiências motoras, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.

As obras para transformar a antiga loja em uma casa de 95 m² duraram apenas 20 dias. Os autores do projeto, o arquiteto Maxwell Gerardi e o engenheiro Herbert Faustino, empregaram materiais de construção seca, como paredes de gesso acartonado.









Nenhum comentário:

Postar um comentário