terça-feira, 23 de julho de 2013

Cores das paredes influenciam no seu sono

Confira como escolher as tonalidades do quarto para dormir melhor


Você sabia que as cores das paredes e da decoração de seu quarto podem influenciar na qualidade do seu sono? As tonalidades podem tanto acalmar quanto deixar você mais agitada. Por exemplo, o azul é tranquilizante e pode ajudar a reduzir a frequência cardíaca e até mesmo diminuir a pressão arterial.
Um ambiente suave com tons de azul é considerado o melhor para descansar e, segundo um estudo, é o que oferece mais tempo de sono entre os pesquisados (cerca de oito horas por noite), fazendo as pessoas acordarem felizes e positivas.

Já um quarto com as paredes roxas estimula o cérebro, tornando mais difícil de pegar no sono. Verde e amarelo também são bem cotados como os melhores tons para pintar o quarto, alcançando sete horas e quarenta minutos de sono entre os pesquisados. O tom cinza e o marrom são as cores menos indicadas por serem consideradas mais tristes e deprimentes.

O estudo foi realizado pela Travelodge, que avaliou duas mil casas no Reino Unido para investigar a influência da cor sobre a qualidade do sono. Eles descobriram que as pessoas que dormem em quartos decorados com cores calmas, como amarelo, azul ou verde, têm as melhores noite de sono.

Chris Idzikowski, especialista em sono do Edinburgh Sleep Centre, disse ao Daily Mail: "Este é um resultado surpreendente, pois existem receptores especializados chamados de células ganglionares da retina na parte de nossos olhos, que são mais sensíveis à cor azul. Estes receptores de informações alimentam uma área profunda em nosso cérebro que controla os ritmos de 24 horas e afeta a forma como nos sentimos durante o dia”.

A consultora de design de interiores e terapia das cores, Suzy Chiazzari, comentou: "A decoração do quarto pode certamente ter impacto sobre a qualidade e quantidade de sono por noite”.

O estudo também descobriu que os britânicos que dormem em um quarto roxo dormem, em média, apenas cinco horas e 56 minutos por noite. Eles dizem que a razão para isso pode ser que a cor roxa e lilás são estimulantes para o cérebro e faz com que seja difícil desligar depois de um dia atarefado.

"Embora muitas pessoas pensem que o roxo cria uma sensação de luxo no quarto, esta cor pode reduzir o número de horas de sono. Essa cor tem uma forte ligação com a comunidade artística, sendo um tom associado para estimular a criatividade. Porém, para um ambiente de sono, ela só vai reduzi-lo e deixa-lo agitado, fazendo com que você se sinta cansada pela manhã”, afirmou Suzy Chiazzari.

Quantas horas de sono cada cor proporciona?

Azul – 7h52
Amarelo – 7h40
Verde – 7h36
Prata – 7h33
Laranja – 7h28
Vermelho – 6h58
Dourado – 6h43
Cinza – 6h12
Marrom – 6h05

Roxo – 5h56

Nenhum comentário:

Postar um comentário